![]() |
Crédito da imagem: Linda Barros |
NOSSAS TRAVESSAS
(José Neres)
Um dia desses, movido por imperiosa necessidade, andei por diversas ruas de nossa amada São Luís. Não pelas ruas badaladas e que servem como cartão postal para atrair turistas. Mas sim pelas ruas paralelas e pelas travessas pouco frequentadas, mesmo em um dia banhado de sol.
A conclusão a que cheguei é que essas ruas e travessas estão abandonadas à própria sorte. Calçamento irregular, crateras, esgotos estourados, lixo espalhado por toda parte, terrenos baldios... Esses são apenas alguns dos problemas visíveis em uma plena tarde de meio de semana. Imagino como são essas ruas nos finais de tarde e no período da noite.
Nesse dia, uma senhora me pediu (quase me suplicou) ajuda: "Posso ir acompanhando o senhor? Morro de medo de passar por aqui." Ela comentou que por ali sempre havia alguns elementos de índole duvidosa e que constantemente havia assaltos na região.
Não duvidei. Não tinha como duvidar de algo tão evidente.
É preciso dar uma atenção especial para nossas ruas menos visitadas. É preciso respeitar nossa população. É preciso fazer de cada canto da cidade um lugar seguro e acolhedor. É preciso ter com as ruas menos famosas um cuidado parecido com aquele dispensado as ruas por onde passam os turistas. Se bem que essas ruas tão badaladas nem sempre são modelos de urbanização e de limpeza.
Uma cidade como a nossa não pode viver só de bandeirinhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário