sexta-feira, 25 de abril de 2025

ARTIGO SOBRE ESCRITA

 A PRÁTICA DA ESCRITA

José Neres 

Imagem criada com auxílio de Inteligência artificial 


Iniciemos com uma historinha:

O grande sonho de Marcos é aprender a nadar. Nadar bem e com elegância. Mas ele sempre diz: “Não tenho tempo. Não tenho dinheiro. Não tenho quem me ensine a nadar…”

Meses depois, Marcos ganha na Mega-Sena acumulada e decide realizar seu sonho. Compra uma mansão com piscina. Adquire diversos livros sobre natação. Contrata um campeão olímpico com professor. Lê todos os livros. Observa o professor nadando mas… não tem coragem de entrar na água e de dar as primeiras braçadas…

Quais as chances de Marcos aprender a nadar?

Mínimas ou nulas.

O mesmo acontece com quem almeja escrever. Pouco adianta procurar os melhores cursos, os professores mais capacitados, comprar livros e mais livros sobre redação…. Conhecer as técnicas de escrita é importante, mas é preciso praticar.

Os professores Língua Portuguesa e de Produção Textual constantemente ouvem os alunos dizerem: “Não sei escrever”, “Não tenho nem ideia de como iniciar um texto”, “Escrever é muito difícil”, “Quando começo a escrever, as ideias desaparecem”... 

Vamos por partes.

Primeiro: se você frequenta uma escola, um curso preparatório ou um grupo de estudos, você sem dúvida deve saber escrever (pelo menos é o que esperamos!). Mas, provavelmente, falta-lhe a parte prática. Você é o Marcos do início deste texto. Tem todos os instrumentos e oportunidades para escrever, porém morre de medo de enfrentar a água e de mostrar aos outros as suas fraquezas e deficiências.

Segundo. As ideias não aparecem do nada. Elas são frutos de nossas experiências diárias com o pensamento e com a escrita de outras pessoas. Tente manter uma rotina de leitura. Leia pelo menos um texto por dia. Ouça com atenção uma música. Assista a filmes documentários (prestando atenção às falas e ao conteúdo). Observe a temática principal de cada texto que passar pelos seus olhos. Pesquise. Seja curioso. Pratique a escuta ativa. Procure no dicionário palavras desconhecidas. Tudo isso irá fazer você entender como iniciar, desenvolver e concluir um texto.

Terceiro. Escrever realmente não é uma tarefa fácil. Mas também não é impossível. Se tantas pessoas conseguem, com você não será diferente. Porém, é preciso persistir. É absolutamente necessário reservar um tempo para a escrita. Um conselho é, no final de cada dia, anotar o que ocorreu de mais importante com você, o que aprendeu, suas vitórias e derrotas. Mas tudo em forma de pequenos textos, não em listas. Você, aos poucos, perceberá que as ideias começam a fluir de modo mais claro e prático. Quando for escrever sobre algo mais específico, pesquise bastante antes de iniciar seu texto, faça mapas mentais, e elabore rascunhos. Tudo isso ajuda a destravar as ideias.

Quarto. As ideias vêm, mas nem sempre voltam. Esteja sempre atento e anote o que você pensou. Pode ser em agendas, cadernos, no celular ou onde achar conveniente. Depois, com calma, tente transformar essas ideias em pequenos parágrafos. A seguir, organize esses parágrafos em uma sequência com começo, meio e fim. Se você fizer isso pelo menos uma vez por semana, garanto que seu texto irá melhorar visivelmente. Depende de você, de sua organização e de sua força de vontade.

Finalmente, acredite em seu potencial. Escrever exige esforço, paciência e determinação. Uma frase de cada vez. Uma ideia organizada puxa mais ideias organizadas. Quando você menos esperar, transformará seus medos e inseguranças em belos textos que poderão ajudar outras pessoas. Ah! Nunca esqueça de reler o que você escreveu e de fazer uma revisão crítica e nunca tenha pena de alterar palavras e expressões. Todo texto pode ser melhorado…

Sucesso!

Leia outro texto sobre o mesmo assunto clicando aqui

5 comentários:

  1. Sem sombra de dúvida, estas são orientações mais que necessárias para as atividades que precedem a boa escrevência nossa de cada dia...

    ResponderExcluir
  2. Oh meu querido professor, esse artigo veio de Deus através do senhor. É de grande ajuda, por mais que seja óbvio, A PRÁTICA. De fato não havia considerado tais pensamentos antes, muito obrigado.

    ResponderExcluir

Aventuras proibidas de Annie Sthephanie

  As aventuras proibidas de Annie Sthephanie Desculpe, mas Aqui não tem aventuras proibidas. Falamos apenas de arte, educação, cultura e out...