Novos artigos de segunda #25
V SiGELMA
José Neres
A internet é muitas vezes acusada de afastar as pessoas. No entanto, na época da Pandemia da COVID-19, muitas pessoas utilizaram a Grande Rede de Computadores como forma de não se afastarem totalmente dos entes queridos e também, em muitos casos, construíram novos laços de amizade.
Foi justamente nesse contexto pandêmico que surgiu o Grupo de Estudos em Literatura Maranhense - Gelma, idealizado pelo professor doutor Dino Cavalcante. O objetivo maior desse Grupo de Estudos é congregar pesquisadores que se interessam por algum aspecto da literatura maranhense e se disponham a dedicar um pouco de seu tempo para ler e discutir textos literários e teóricos que se relacionem com o tema gerador, ou seja, com a literatura maranhense.
O Grupo se reúne semanalmente, às quintas-feiras, de forma virtual, e todo final de mês recebe algum escritor ou escritora para falar sobre sua produção literária. Além disso, o Grupo vem trazendo à luz diversas edições de trabalhos fundamentais da literatura maranhense, tendo também publicado obras de cunho teórico, fruto das discussões semanais, sempre de forma acessível e gratuita.
Outra vertente do Gelma está relacionada com a realização - uma vez por ano - de um Simpósio que reúne pesquisadores de diversas vertentes teóricas em torno dos estudos literários. Esse simpósio, denominado de SiGELMA chegou, agora em 2025, a sua quinta edição e reuniu um significativo número de estudiosos que apresentaram seus trabalhos no intervalo de tempo compreendido entre os dias 26 e 28 do mês de março do corrente ano.
Na primeira noite, o público foi brindado com uma mesa-redonda composta pelos professores doutores Naiara Sales, Weberson Grizoste e Darville Lizis, que dissertaram sobre autores como Laura Rosa, Gonçalves e Astolfo Marques, respectivamente, sob a coordenação de Dino Cavalcante
No já tradicional quadro do Café Literário, os inscritos tiveram a oportunidade de dialogar com a produção literária e com os conhecimentos de autores como Rafael Campos Quevedo, Natan Campos, Adriana Gama e Franck Santos que, dialogaram com o público e com as coordenadoras Linda Barros e Maria Regina Coelho.
No segundo dia do evento, houve também palestras com o escritor, filósofo e advogado Rogério Rocha que, ao lado da professora Renata Barcellos, falou sobre a questão dos cânones literários sob uma perspectiva não apenas da universidade, mas também a partir dos gostos particulares. A professora Lanna Oliveira coordenou o encontro com o professor Mauro Cézar Vieira, que falou sobre a questão da escrita de si no âmbito da literatura maranhense. No mesmo dia, houve também uma palestra do professor e escritor Dino Cavalcante sobre a necessidade de uma discussão mais teórica sobre a história da literatura maranhense. Essa intervenção foi coordenada pela professora doutora Francimary Macedo.
Durante o evento houve também a apresentação de quase quatro dezenas de comunicações orais de pesquisadores que versaram sobre diversos temas. Os trabalhos foram muito bem conduzidos pela professora Helena Mendes e pela doutora Natércia Garrido. Brevemente, os interessados poderão ler os trabalhos apresentados nos Anais de Congresso que sempre são disponibilizados aos interessados.
Na conferência de encerramento, as pessoas presentes tiveram o prazer de ouvir as palavras do renomado professor, escritor e crítico literário Rinaldo de Fernandes, que traçou um panorama da contística contemporânea produzida no Nordeste brasileiro nas últimas décadas. Uma palestra memorável.
Não há dúvida de que o SiGELMA já faz parte do calendário científico do Maranhão. Ele é uma prova de que a internet, quando bem utilizada, pode tornar-se um excelente instrumento para a divulgação dos estudos científicos realizados pelos pesquisadores maranhenses.
![]() |
Card de divulgação do evento |