Novos artigos de segunda #18
![]() |
Imagem criada com auxílio de Inteligência Artificial |
CINCO REFLEXÕES SOBRE LEITURA
José Neres
1 - LIVROS NA GRANDE REDE
Nos primeiros dias do ano, passei algumas horas assistindo a vídeos dos chamados “influenciadores digitais” falando sobre uma das tecnologias mais analógicas que há: o livro.
Muitos faziam sugestões de leitura de autores e livros clássicos. Alguns demonstravam que entenderam apenas a superfície de algumas obras. Outros se mostravam indignados com o fato de que livro de que não gostaram ser considerado um clássico. Quase todos exibiam uma pilha de livros diante de si e falavam a quantidade de obras lidas no ano anterior ou faziam projeções do que pretendem ler neste ano que se inicia.
Independentemente de gostar ou não das “análises”, resenhas e comentários, uma detalhe chamou minha atenção: como tem gente falando de livros na internet! Comprando, divulgando, sugerindo e comentando obras literárias.
Que bom! Fico feliz!
Há preciosidades perdidas no charco da internet.
2 - PARA QUE TANTA PRESSA?
Há muita gente confundindo quantidade de leitura com qualidade de leitura.
Pouco adianta alguém dizer que leu 123 livros em 2024, se nem todos os livros foram devidamente digeridos.
Na minha concepção, um bom livro deve ser consumido com a mesma calma e paciência com que se saboreia um belo prato em um bom restaurante.
Sou mais fã da leitura lenta, tranquila e saborosa do que da chamada “leitura dinâmica”. Se o texto é bom, nem tenho a menor pressa de que ele chegue ao fim. Se estou gostando da companhia das personagens, não quero que elas partam.
Tenho até pressa para ler, mas não tenho pressa ao ler.
Aprendi com o mestre Josué Montello que devemos ler “como um passarinho bebe água”, ou seja, pegamos um pouquinho do que lemos, levantamos a cabeça, contemplamos o céu, agradecemos pelas preciosidades que recebemos e voltamos para receber mais uma porção de sabedoria… Sem pressa!
3 - A IMPORTÂNCIA DA RELEITURA
Reler não é uma tarefa fácil. Muitas pessoas pensam que ler uma obra pela segunda, terceira ou quarta vez seja algo fácil. Para mim, não.
Se for a releitura de um trabalho teórico, percebo a quantidade de detalhes importantíssimos que deixei passar na leitura anterior.
Caso seja o retorno a uma obra de ficção, tenho que tomar cuidado para que as antecipações dos fatos e o aparente conhecimento das ações não façam com que eu salte por cima de palavras que foram estrategicamente colocadas pelo autor.
Muitas vezes, sinto que estou a ler pela primeira vez um livro que já visitei tantas vezes. Sou surpreendido pelo cinismo de personagens que me espreitam e medem o grau de minha ignorância.
4 - LER POEMAS?
Quando ministrava aulas de Poesia espanhola e Hispanoamericana em uma Universidade Federal, certa vez fiz uma pergunta para a turma (cerca de oito alunos): “Vocês gostam de ler poemas? O silêncio foi constrangedor e mais constrangedores foram os comentários depois: “Detesto poesia”. “Não entendo nada”. “Quando o professor explica, até que entendo, mas depois vou ler e não lembro de nada”. “Deus me livre de poesia!”.”Prefiro uma dor de dente”...
Conversei com a colega que trabalhava com Estudo de Poesia de Língua Portuguesa. O desalento foi o mesmo. O máximo que os alunos conseguiram era parafrasear trechos dos poemas. Pouco conseguiam mergulhar nos aspectos fônicos, semânticos e estruturais dos poemas.
Lamentável. A leitura de poemas é realmente um desafio para todo e qualquer leitor. Mas também é uma forma prazerosa de entrar em contato com ideias e pensamentos que podem mudar nosso modo de ver o mundo.
Mas será que alguém quer mesmo mudar sua forma de ver o mundo? Ou será que não é melhor deixar tudo como está. Para que pensar, se alguém pensará por nós?
5 - CINISMO
Certa vez, durante uma aula da saudade, um formando declarou em alto e bom som que se sentia feliz em se formar sem ter lido sequer um livro ou feito um trabalho.
No final, para constrangimento de todos, agradeceu a um colega que, em troca de dinheiro, fez todos os trabalhos por ele…
Os sorrisos pálidos não derramaram suas nuvem sobre os fogos lançados durante a formatura e nem desbotaram o sorriso daquele “profissional” em seu álbum de recordações da universidade.
Como acabamos de ver, a leitura acaba sendo um processo muito refinado para algumas mentes. Por isso, mais fácil para a maioria é não ler.
ResponderExcluirVerdade. Abraços!
ExcluirA leitura desempenha um papel fundamental no desenvolvimento humano, pois promove o aprendizado, a imaginação, e o acesso ao conhecimento acumulado pela humanidade ao longo do tempo. Sua importância está atrelada a diversos aspectos da vida pessoal, acadêmica e profissional.
ResponderExcluira leitura é uma prática indispensável para o crescimento integral do indivíduo, sendo uma aliada na formação de uma sociedade mais justa e bem informada. Promover o hábito da leitura, especialmente entre crianças e jovens, é uma responsabilidade de toda a sociedade.
Muito bom suas palavras sobre a leitura.
Abraços
Leitura é um importante fator de desenvolvimento pessoal. Abraços!
Excluir