Novos artigos de segunda # 66
UMA HISTÓRIA EM DEBATE
José Neres
![]() |
| História em Debate, com participação de Mauro Cezar Borges - Na imagem: Luiz Barreto, Dayse Marinho, Mauro Cezar e Marcus Saldanha |
Para muitas pessoas, sábado é o dia perfeito para livrar-se do peso de uma semana inteira de cansaço nas lutas laborais. Quem tem a oportunidade de descansar aos finais de semana geralmente acorda um pouco mais tarde, reserva parte do tempo para organizar o lar e resolver alguns assuntos que ficaram pendentes ao longo dos dias. Em muitos casos, há uma ansiosa espera pela chegada da noite, momento oportuno para sair com os amigos e/ou familiares, para divertir-se e espairecer as ideias.
Em termos de diversão e de entretenimento, muitas pessoas consideram as manhãs de sábado como algo inócuo e sem vida. No entanto, não é bem assim. Pelo menos para quem deseja ficar bem informado acerca de questões culturais e históricas, pois, na programação da Rádio Timbira do Maranhão há um momento muito esperado pelo público que tem interesse em discussões que vão além das obviedades. Trata-se do programa História em Debate, produzido e apresentado pelo jornalista, professor e historiador Marcus Saldanha.
O programa - que vai ao ar das 10:30 ao meio-dia - tem um formato aparentemente simples: decidida diretriz da pauta, o produtor entra em contato com possíveis convidados que tenham conhecimento sobre o assunto a ser discutido. Confirmadas as presenças, o apresentador se prepara para o dia do encontro, que tanto pode ser de forma presencial quanto pela internet, quando o convidado não tem condições de comparecer ao estúdio.
Após ler um breve currículo dos convidados, o apresentador passa a dialogar com eles sobre o tema, demonstrando que não está ali apenas para mediar falas, mas também para suscitar debates, tirar dúvidas e orquestrar o tempo de cada um dos especialistas presentes. Outra característica de Marcus Saldanha é não desprezar a participação dos ouvintes, reservando alguns momentos para ler os comentários, dúvidas e sugestões do público da emissora e de quem acompanha a atração pela internet. Isso faz com que a audiência se sinta como parte integrante da discussão.
Os temas são variados e vão desde efemérides locais até abordagens mais teóricas, passando por assuntos ligados a carnaval, literatura, futebol, matemática, meio ambiente… Pois tudo pode ser motivo para um bom debate, desde que seja bem conduzido. E o apresentador Marcus Saldanha tem carisma e talento suficientes para não deixar a conversa descambar para a periferia do tópico debatido.
Mas será que um programa desses tem público? Claro que sim. Basta observar a quantidade de interações por mensagens ao longo das apresentações e o número de visualizações no canal do YouTube. Não é por acaso também que em 13 de março de 2026 o História em Debate completará cinco anos de existência, com cerca de duas centenas de programas e com a presença de outras centenas de convidados, não apenas do Maranhão, mas também de outros Estados do Brasil, pois faz muito tempo que deixou de ser algo local e passou a ser uma referência Nacional.
Então, para muitas pessoas, a manhã de sábado não é apenas um momento de preparar-se para a noite, mas sim, uma oportunidade de aprender e de compartilhar conhecimentos.
Não conhece o programa? Então assista ao video disponibilizado abaixo.
Parabéns ao História em Debate!
