sexta-feira, 25 de abril de 2025

ARTIGO SOBRE ESCRITA

 A PRÁTICA DA ESCRITA

José Neres 

Imagem criada com auxílio de Inteligência artificial 


Iniciemos com uma historinha:

O grande sonho de Marcos é aprender a nadar. Nadar bem e com elegância. Mas ele sempre diz: “Não tenho tempo. Não tenho dinheiro. Não tenho quem me ensine a nadar…”

Meses depois, Marcos ganha na Mega-Sena acumulada e decide realizar seu sonho. Compra uma mansão com piscina. Adquire diversos livros sobre natação. Contrata um campeão olímpico com professor. Lê todos os livros. Observa o professor nadando mas… não tem coragem de entrar na água e de dar as primeiras braçadas…

Quais as chances de Marcos aprender a nadar?

Mínimas ou nulas.

O mesmo acontece com quem almeja escrever. Pouco adianta procurar os melhores cursos, os professores mais capacitados, comprar livros e mais livros sobre redação…. Conhecer as técnicas de escrita é importante, mas é preciso praticar.

Os professores Língua Portuguesa e de Produção Textual constantemente ouvem os alunos dizerem: “Não sei escrever”, “Não tenho nem ideia de como iniciar um texto”, “Escrever é muito difícil”, “Quando começo a escrever, as ideias desaparecem”... 

Vamos por partes.

Primeiro: se você frequenta uma escola, um curso preparatório ou um grupo de estudos, você sem dúvida deve saber escrever (pelo menos é o que esperamos!). Mas, provavelmente, falta-lhe a parte prática. Você é o Marcos do início deste texto. Tem todos os instrumentos e oportunidades para escrever, porém morre de medo de enfrentar a água e de mostrar aos outros as suas fraquezas e deficiências.

Segundo. As ideias não aparecem do nada. Elas são frutos de nossas experiências diárias com o pensamento e com a escrita de outras pessoas. Tente manter uma rotina de leitura. Leia pelo menos um texto por dia. Ouça com atenção uma música. Assista a filmes documentários (prestando atenção às falas e ao conteúdo). Observe a temática principal de cada texto que passar pelos seus olhos. Pesquise. Seja curioso. Pratique a escuta ativa. Procure no dicionário palavras desconhecidas. Tudo isso irá fazer você entender como iniciar, desenvolver e concluir um texto.

Terceiro. Escrever realmente não é uma tarefa fácil. Mas também não é impossível. Se tantas pessoas conseguem, com você não será diferente. Porém, é preciso persistir. É absolutamente necessário reservar um tempo para a escrita. Um conselho é, no final de cada dia, anotar o que ocorreu de mais importante com você, o que aprendeu, suas vitórias e derrotas. Mas tudo em forma de pequenos textos, não em listas. Você, aos poucos, perceberá que as ideias começam a fluir de modo mais claro e prático. Quando for escrever sobre algo mais específico, pesquise bastante antes de iniciar seu texto, faça mapas mentais, e elabore rascunhos. Tudo isso ajuda a destravar as ideias.

Quarto. As ideias vêm, mas nem sempre voltam. Esteja sempre atento e anote o que você pensou. Pode ser em agendas, cadernos, no celular ou onde achar conveniente. Depois, com calma, tente transformar essas ideias em pequenos parágrafos. A seguir, organize esses parágrafos em uma sequência com começo, meio e fim. Se você fizer isso pelo menos uma vez por semana, garanto que seu texto irá melhorar visivelmente. Depende de você, de sua organização e de sua força de vontade.

Finalmente, acredite em seu potencial. Escrever exige esforço, paciência e determinação. Uma frase de cada vez. Uma ideia organizada puxa mais ideias organizadas. Quando você menos esperar, transformará seus medos e inseguranças em belos textos que poderão ajudar outras pessoas. Ah! Nunca esqueça de reler o que você escreveu e de fazer uma revisão crítica e nunca tenha pena de alterar palavras e expressões. Todo texto pode ser melhorado…

Sucesso!

Leia outro texto sobre o mesmo assunto clicando aqui

5 comentários:

  1. Sem sombra de dúvida, estas são orientações mais que necessárias para as atividades que precedem a boa escrevência nossa de cada dia...

    ResponderExcluir
  2. Oh meu querido professor, esse artigo veio de Deus através do senhor. É de grande ajuda, por mais que seja óbvio, A PRÁTICA. De fato não havia considerado tais pensamentos antes, muito obrigado.

    ResponderExcluir

GULLAR PARA CRIANÇAS

 Novos artigos de segunda #29 Hoje, trago de volta um artigo publicado no jornal 📰 O Estado do Maranhão em 2017. GULLAR PARA CRIANÇAS DE TO...