Novos artigos de segunda #63
MEUS ESTIMADOS ALUNOS
José Neres
Foi exatamente no dia 1⁰ de abril de 1991 que iniciei, oficialmente, minha jornada docente. Eu era um jovem de apenas 21 anos recentemente completado, e meus primeiros alunos tinham uma média de 14 a 15 anos.
Antes, eu já trabalhava na Cruz Vermelha ministrando cursos de Língua Portuguesa, e lá o alunado passava dos trinta ou quarenta. Mas, voltemos para a data oficial do início das atividades docentes. Fiz a entrevista no então Colégio Brasil e no mesmo dia fui efetivado como professor de língua portuguesa do antigo Primeiro Grau.
Foi um momento maravilhoso. Trabalhava pela tarde em um local e pela noite no outro e aprendia muito com meus alunos, tanto com os adultos da CV, quanto com os adolescentes do Colégio Brasil. Foi aquele o período em que mais estudei. Não tinha a menor intenção de me decepcionar com o magistério, nem de decepcionar aqueles jovens ou aquela instituição pela qual sempre tive grande carinho.
Os colegas eram maravilhosos, a direção e a coordenação trabalhavam com afinco para que os professores pudessem lecionar e para que os discentes tivessem a oportunidade de aprender.
Depois vieram outros locais de trabalho: Colégio José Maria do Amaral, MENG, Dom Bosco, os inúmeros cursos pré-vestibulares, as faculdades particulares (Fama, Santa Fé, Pitágoras, IESF), os cursos de pós e a UFMA, onde estive como professor substituto e também nos programas de interiorização.
Ao longo dessas três décadas e meia de atividade, conheci inúmeros alunos extraordinários. Não citarei nomes, para não ser injusto, nem para alimentar ainda mais meus lapsos de memória. Mas sempre que pude acompanhei a trajetória deles e, sempre, sempre, sempre, torci pelo sucesso de todos.
Claro que nesse meio tempo muitos de meus antigos alunos saíram de meu campo de visão, alguns foram para outras cidades ou países. Outros, porém, passaram a, voluntária ou involuntariamente, fazer parte de meus círculos de amizade. E são sempre muito bem-vindos. São pessoas muito importantes para mim. Continuo torcendo por todos com a mesma intensidade de quando estavam em sala de aula.
Ainda sem declinar nomes, um desses “meninos” sempre passa. pela porta de casa, dá uma leve buzinada e já me apresentou até para a família. Outros me convidaram para padrinho de casamento, para suas cerimônias de formatura no curso superior e outros eventos que marcaram suas vidas, para ministrar palestras ou para um simples bate-papo.
Hoje tenho ex-alunos que são, médicos, advogados, deputados, ministros, promotores, juízes, professores, oficiais, dentistas, psicólogos, administradores, secretários, músicos, atletas… mas também há aqueles que não prosseguiram os estudos e que levam uma vida sem glamourização. Admiro a todos. Todos me ajudaram a me construir como ser humano e como profissional. Agradeço a todos. Torço por todos!
Interessante que meus primeiros alunos já chegaram ou estão chegando à casa dos cinquenta anos. Quando nos encontramos, sempre há muita alegria envolvida. Daqui a pouco entraremos quase juntos no terreno oficial da velhice.
Semana passada, por exemplo, encontrei nas redes sociais um dos alunos mais inteligentes que tive. Vez ou outra, faço caminhadas ao lado de uma fantástica ex-aluna. Tenho sempre orgulho de dizer que alguns atuais colegas foram meus alunos. O tempo sempre me brinda com essas doses de alegria.
Mas nem sempre as notícias são boas. Faz poucos dias, fiquei sabendo da prisão de um antigo e estimado aluno. Soube também do falecimento de uma excelente aluna que tive. Um deles recebeu a notícia de HIV positivo no dia de sua colação de grau. Uma delas perdeu marido e filho no mesmo dia em acidentes diferentes. Outra perdeu a memória. Encontrei uma como apenada em um presídio durante um evento. Uma faleceu com o filho recém-nascido ao colo. No período da Pandemia, fui informado do falecimento de vários. Um cometeu o suicídio em pleno local de trabalho…
Essas tragédias também fazem parte da vida e nos trazem diversas lições. Resta-nos aprender com elas. As partidas, as despedidas, as boas e as más notícias fazem parte do uniforme dos professores. Um uniforme bastante digno e pesado, diga-se de passagem.
Começa um novo ano letivo e brevemente outros alunos estarão em sala de aula, e eu, como sempre fiz, continuarei pedindo que todos os deuses protejam cada um deles. Se tudo der certo, não tenho a menor responsabilidade por isso. Se algo sair errado, não será por falta de conselho ou de torcida.
Minha juventude já ficou para trás, mas ainda hoje desejo sucesso a todos os que ainda estejam em sua jornada terrena e uma boa acolhida a quem já partiu deste mundo e hoje se encontram em uma dimensão onde, talvez, nos encontraremos no momento certo e oportuno.

Professor Neres, 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻😍
ResponderExcluirQue você continue torcendo e influenciando de forma muito positiva a vida de seus alunos.
Guardo as lembranças boas de sala de aula num potinho precioso. Você foi um mestre especial, uma das maiores referências!!♥️
Obrigada!!
Grande abraço!!
Muito obrigado. Continuarei torcendo e lutando. Abraços!
ExcluirQuando tive a felicidade de ser sua aluna, já era professora de informática há uns 2 anos, depois de formada, segui pela carreira das letras e o que viesse. E vc era inspirador, a sua paixão durante a execução do seu ato em sala era contagiante e vc tornou-se um dos imortais na composição da professora que me tornei. Gratidão por ser um excelente Professor 🩷
ResponderExcluirObrigado pelo comentário, Laurinha. Abraços e felicidades!
ExcluirProfessor Neres! lembranças de suas aulas encantadoras, lembro que me sentia viajando dentro da história da arte literária, ficava impressionada com tamanha destreza de nos teletransportar para a literatura da época. Sinto muita saudade dessa época. Um abraço 💕
ExcluirExcelente artigo!
ResponderExcluirObrigado, Douglas. Abraço!
ExcluirSou imensamente grata a Deus por ter tido a honra de conhecer um professor especial, dedicado e inspirador como o senhor ! 💕👏🏽
ResponderExcluirObrigado, querida pessoa que Vivi para conhecer. Abraços!
ExcluirUma das maiores alegrias da vida acadêmica foi ter sido sua aluna. Obrigada, mestre! Lindo texto!
ResponderExcluirUm das maiores alegrias da vida acadêmica foi ter sido sua aluna! Obrigada, mestre! Grande abraço
ExcluirObrigado, querida. Abraços e sucesso!
ExcluirMeu querido professor! Excelência é o seu sobrenome! Tenho orgulho de ter sido sua aluna 😍🥹
ResponderExcluirObrigado, querida Valderez. Sucesso!
ExcluirProfessor Neres 👏🏻👏🏻👏🏻
ResponderExcluirMe sinto muitíssimo grata por ter tido a oportunidade de ser sua aluna, aprendi muito com o senhor,em questão de ter caráter, buscar ser uma pessoa melhor,correr atrás dos meus sonhos e sempre me motivava para continuar e não desistir dos meus sonhos. Lembro-me da vez que participei de um itinerário a qual escrevemos sobre Mulheres Escritoras na Literatura Maranhense Contemporânea foi algo diferente e único de se fazer na escola e que de alguma forma trouxe conhecimento e aprendizados a qual não sabia. Sempre admirei o senhor com o seu jeito alegre, brincalhão,inspirador de nos ensinar, as vezes por poemas,poesias, histórias ou músicas.
Lhe desejo todo sucesso e felicidades, o senhor merece. Gratidão por ser um professor Excelente! 🙏🏻✨
Obrigado pelo comentário, querida Nascimento. Continuo na torcida. Abraços!
ExcluirMeu nome é Sheila, fui sua aluna na Faculdade Fama,e sou muito grata por ter sida sua aluna e pela contribuição que você fez em minha vida profissional. Desejo muito saúde para você e sua família.
ExcluirObrigado por tudo professor ♥️
ResponderExcluirEu que agradeço!
ExcluirCom certeza, o senhor foi um dos melhores professores que tive e o levo no coração.
ExcluirQue Deus continue abençoando sua jornada e que tantas outras vidas sejam tocadas por sua sensibilidade e potência.
Sua eterna aluna "Byanca"
Minha querida "Byanca", muito obrigado pelo carinhos comentário. Abraços!
ExcluirUma honra ter sido sua aluna. Minha gratidão professor por toda contribuição na minha formação.
ResponderExcluirQue Deus continue abençoando sua vida grandemente.
Abraços!
ExcluirParabéns professor Neres! Belas palavras! Hoje também sou docente e fui seu aluno no José Maria do Amaral. Felicidades
ResponderExcluirAbraços, Fernando. Muito sucesso!
ExcluirUm ancião, um mestre ancião… e uma inspiração, sempre.
ResponderExcluirAbraços, Willyan. Secesso!
ExcluirQuerido professor Neres seus ensinamentos e sua amizade são pra vida toda.
ResponderExcluirMutíssimo obrigado
Agradecido, Juan Pablo. Continue na luta.
ExcluirMuito bom, professor! Em 2014 fui seu aluno no curso de Letras na faculdade Pitágoras, acabei mudando de curso, hoje sou formando em Direito (2021) e Advogado (2022), tenho todos os ensinamentos guardados com muito carinho! Inclusive, muito me ajudaram na realização do ENEM. O Sr. é um cara excepcional! Grande abraço!
ResponderExcluirSempre muito atencioso nas palavras e na forma de se expressar.
ResponderExcluirEu fiz parte dessa jornada e sou muito grato pelos ensinamentos.
Muito obrigado, Bruno. Sucesso!
ExcluirUm professor inesquecível! Maravilhosos foram os momentos em sala de aula! Que belíssimo texto professor! Abraço!👏💜🥰
ResponderExcluirMinha querida Elizete, abraços e obrigado pelo comentário sempre carinhoso
ExcluirNeres você foi marcante, acredito que não só para a minha pessoa mas para todos que tiveram o privilégio de te conhecer. Saudades!
ResponderExcluirMuito obrigado, Renatinha. Beijos e saudades!
ExcluirQuerido mestre, você sempre acreditou em nós. Nos deu ferramentas importantes para a vida, para nossas decisões, mas acima de tudo, nos apresentou um mundo de sentidos. Mesmo que nem tudo seja escolha, mesmo quando nem tudo faz sentido. Obrigada.
ResponderExcluirAcreditar nas pessoas é essencial para manter a humanidade.
ExcluirSábias palavras, professor, saiba que todo o carinho, respeito e dedicação que teve comigo quando foi meu professor no ensino médio no Meireles, guardarei em meu coração. Não era uma das melhores alunas, mas eu o admirava demais. Hoje eu ainda não me encontrei em nada, e nem sei se irei, mas saiba que seu ensinamento foi de grande ajuda. Saudades, de sua ex aluna Joangela
ResponderExcluirTodos nós um dia encontramos nossos caminhos, Joangela. Dará tudo certo. Sucesso!
ExcluirO senhor foi fundamental na minha formação. Levarei para sempre na memória seus ensinamentos.
ResponderExcluirObrigado, Lorrana. Sucesso!
ExcluirAgradeço muito pela dedicação, compromisso e pelos ensinamentos transmitidos nas suas aulas,cada explicação sua fizeram muita diferença no meu aprendizado, obrigada professor
ResponderExcluirNada a agradecer, querida. Abraços!
ExcluirQue relato emocionante, Professor! Obrigada por compartilhar sua história e por ter dedicado tanto de si à nossa formação. Sua jornada é inspiradora!
ResponderExcluirObrigado pelo comentário. Abraços!
ExcluirMeu querido professor Neres, quanta hora e gratidão a Deus por ter sido seu aluno. Não é segredo para nós a humildade e simplicidade que tens no coração. Você é diferenciado. És um grande exemplo de professor. É maravilhoso ver um docente que decide marcar a vida dos seus alunos de maneira positiva. É por isso que você é tão querido e admirado. Minha oração é para que Deus continue derramando bênçãos grandiosas sobre você e que chegue a lugares muito mais altos. Parabéns!
ResponderExcluirObrigado, Sandro. Desejo-lhe sucesso. Abraços!
ExcluirProfessor Neres, pessooa pela qual tenho um grande apresso.
ResponderExcluirMuito obrigado!
ExcluirQuerido professor, tive o prazer de ter sido sua aluna no Curso de Letras da FAMA. Lhe tenho como um grande exemplo. Saudades!
ResponderExcluirAbraços e sucesso. Agradeço pelo comentário.
ExcluirProfessor Neres sempre nos brindando com ótimas reflexões! Tenho orgulho de contar aos outros que já contemplei sua grande sabedoria em sala de aula! Sucesso sempre, professor!
ResponderExcluirGentileza sua. Obrigado!
Excluir“O mestre verdadeiro não é aquele que ensina tudo, mas aquele que faz nascer no aluno o desejo de aprender.”
ResponderExcluir— Rubem Alves
Obrigada por isso professor Neres!😊
Tive a grande honra de ser ensinada por você grande mestre, tenho orgulho de dizer que fui sua aluna.
ResponderExcluirMeu querido professor, não há palavra algum que eu use para reconhecer a importância do senhor na minha vida acadêmica. Apenas obrigado. Muito obrigado pelas exemplo e inspiração que és
ResponderExcluirUm grande e excelente professor. Sorte de quem teve e tem o prazer de ser seu aluno. Abraços, querido.
ResponderExcluirVocê é um grande professor. Obrigada por fazer diferença na vida dos seus alunos!
ResponderExcluirQue texto fantástico! Que honra a minha de ter sido teu aluno e hoje sermos colegas de profissão e, mais ainda é poder chamar-te de amigo!
ResponderExcluirProfessor, foi uma honra ter sido seu aluno. Muita gratidão pelos ensinamentos que até hoje aplico nas minhas atividades. Um abraço.
ResponderExcluirMuito gratificante ter sido sua aluna, justo na minha gravidez, na qual batizou minha menina de cidoquinha. O senhor é um excelente professor. Muito obrigado por cada ensinamento
ResponderExcluirObrigado professor. Mauricio Lima - Jose Maria do Amaral - 1993 à 1995
ResponderExcluirMeu querido professor, foi um privilégio ter sido sua aluna, assim como meus filhos. Deus continue te abençoando sempre.
ResponderExcluirGrande honra ter sido seu aluno, professor! Parabéns por sua trajetória. Grande abraço.
ResponderExcluirQue texto prof... tenho orgulho de um dia ter sido sua aluna
ResponderExcluirSimplesmente o melhor professor que tive até hoje!
ResponderExcluirFico honrado por ter sido aluno de um dos maiores nomes da Literatura Maranhense. O professor Neres foi, sem dúvida, uma das inspirações que me conduziram ao que sou hoje.
ResponderExcluirProfessor sou imensamente grato por ter o conhecido em minha trajetória, e me tornado um aluno seu. Para esse novo ano letivo que se inicia desejo todo sucesso para você e seus alunos.
ResponderExcluirMe sinto honrada em ter sido sua aluna! Digo com certeza que foram suas aulas que despertaram em mim o amor pela Língua Portuguesa e pela Literatura ♥️
ResponderExcluirProfessor Neres, Sou muito grata pelo privilégio em ter sido sua aluna. Você é um excelente profissional, que Deus continue abençoando sua jornada.
ResponderExcluirQue honra a minha de ter sido seu aluno. Gostaria de agradecer por tudo o que o senhor representou ao longo do meu ensino medio. Sua dedicação, paciência e forma de ensinar contribuíram muito para o meu aprendizado e crescimento.
ResponderExcluirSou grato pelos conhecimentos compartilhados e pelos ensinamentos que levarei comigo, tanto na vida acadêmica quanto pessoal. Obrigado por todo o apoio, pelos ensinamentos e por toda a dedicação.
Tenho orgulho de ter sido sua aluna na FAMA. Foi um ótimo professor e orientador de monografia. E foi foi muito bom ter descoberto nosso parentesco, somos "primos". Sou Neri e você Neres. Mas melhor ainda foi manter contato com você e sua família. Gosto muito de vocês. Obrigada por tudo. Forte abraço.
ResponderExcluirOutro dia nos encontramos na Feira do Livro aqui de São Luís, apresentei minha esposa e meu filho e com muito carinho e admiração eu tenho a honra de dizer que tive um Educador de excelência em minha vida. Muito obrigado!
ResponderExcluirSeu artigo toca nossos corações. Desejo que continue por muitos dias lecionando e ajudando tantas pessoas, além de colher os frutos do seu trabalho. Obrigada.
ResponderExcluirQue bênção ter sido sua aluna. Ouvir suas histórias era muito bom. Nunca esqueci da histórias da mulher que tinha os seios cheios de pus e um homem chegou, chupou toda aquela secreção e a mulher desde então, ficou boa dos seios. Kkkkk. Cada histórias que o Senhor comlntava para nós.. Era muito hom, querido professor.
ResponderExcluirTive a honra de ser sua aluna na FAMA, o senhor é realmente "fora da casinha" , fantástico. Obrigada pelos ensinamentos. Deus o abençoe grandemente.
ResponderExcluirMeu querido, professor!!
ResponderExcluirAprendi muito com o senhor no curso de Letras, lecionei 15 anos, tive calos nas cordas vocais, fui diretora pedagógica e hoje paicanalista. Mas lembro muito das suas aulas de literatura e como tenho saudades!! Já fiz um café ☕️ literário e fiz uma homenagem ao senhor e sua filha.
Saudades desse tempo e da sala de aula também. Deus continue abençoando grande e abundantemente sua vida e que senhor ainda influencie muito outros. Uma abraço
Professor Neres, nós tivemos o imenso privilégio em ter sido seu aluno, um excelente professor, profissional, detentor de grande conhecimento, dedicado, ... Passando tudo isso de forma leve e prazerosa. Quem dera termos outros mestres como você.
ResponderExcluirDe todos que tive você foi minha maior inspiração!
ResponderExcluirTive o prazer de ser tua aluna na Fama. Nossas conversas e todas as orientações tanto na graduacao como na pós como meu orientador serviram de base para a professora que eu sou hoje. Adorava nossas conversas no corredor da faculdade, mesmo na brincadeira, eram entiquecedoras. Você é um exemplo de professor para mim e com certeza para vários de seus alunos. Obrigada por cada conversa, cada orientação, cada livro compartilhado, todos foram muito importantes para mim.❤️
ResponderExcluirSou a Edilane ( apelidadapor voce, carinhosamente,por Pernão, rsrs)
Excluir