segunda-feira, 22 de junho de 2026

MUITOS PARÊNTESES

 Novos artigos de segunda #89

Imagem elaborada com auxílio de Inteligência Artificial 

MUITOS PARÊNTESES

José Neres 


Os professores recebem as turmas (quase sempre lotadas), um apagador, um pincel (nem sempre dos melhores), uma lista de chamada (às vezes) e um “se vire” (sempre nas entrelinhas)...

No final, quando o resultado não é o desejável, os professores (isso sem dúvida) são acusados pelo fracasso. 

Não importa o que aquele profissional da educação tenha feito, ele será apontado como culpado de toda uma gama de problemas: Não sabe ensinar direito (acusação feita por quem nunca assistiu a uma aula de didática), não tem controle de turma (observação de quem capitaneou as sessões de bagunça o ano inteiro), perseguiu Fulano, Sicrano e Beltrano (quem seriam esses?), não entregou os planejamentos (que são apenas arquivados, sem leitura) etc etc etc

Depois de tantas cobranças e de tantos percalços, o que se vê (em praticamente todas as instituições de ensino) são professores física e psicologicamente abalados. Muitos não têm mais energia para continuarem em sala de aula (mas precisam completar o tempo para aposentadoria), alguns pensam em mudar de profissão e outros (infelizmente) perderam o prazer de ministrar suas aulas.

Ao fazer as contas, o professor descobre que é obrigado a optar entre comprar alimentos ou pagar um plano de saúde (ou funerário). Fazer tudo é tentar fazer mágica, é ultrapassar os limites da lógica (que lógica?!?).

Um dia desses (segundo dizem. Não me chamem para testemunhar), um aluno (será?) encarou uma professora e disse: “O que a senhora ganha em um mês eu tiro em dois dias”. E soltou uma gargalhada. Era verdade. Ele era chefe de um ponto de tráfico. Não estudava, não tirava boas notas e não era muito frequente. Mas tinha tudo para passar de ano, caso não tivesse sido morto por um comparsa. 

Ao levantar a cabeça (muitos têm medo disso), os professores verão um cenário tenebroso em sala de aula: vários alunos dormindo, diversos se divertindo com seus aparelhos celulares de última geração, grupos conversando, uns em torneio de jogo da velha, uma turma que só vai para a escola por causa de um benefício financeiros que (por enquanto) exige presença…

Vez ou outra, porém (casos cada vez mais raros), aparecem alguns alunos que veem na educação uma porta para a sobrevivência. Esses se tornam um foco de luz no meio das trevas educacionais. Como é bom receber notícias de que eles estão vencendo na vida a partir de seus estudos!!!!

Mas diante desses lapsos de alegria (raríssimos), tentando descansar um pouco a mente, os professores ligam a TV, acessam a internet ou escutam o rádio e descobrem (mais uma, duas, três vezes!) que são os culpados do caos educacional, pois não sabem ensinar (e isso dito por quem declaradamente decidiu não estudar!)

Não dá tempo de refletir sobre o assunto. O sinal vai tocar… será que ainda dá tempo de tomar aquele cafezinho com um biscoito de água e sal, antes de ir ao banheiro e voltar para a sala de aula? (Sempre dá!)

Toca a sirene! Hora de “se virar”!

6 comentários:

  1. Professor, acredito que o senhor tenha sido um dos melhores professores que tive durante a escola. Não ligue, esqueça tudo que falam. Saiba da verdade, a minha turma vê no senhor uma referência de aula, inteligência e conhecimento. Toda vez que temos oportunidade de elogiar o senhor fazemos, e falamos quando nos encontramos que até pagaríamos novamente para ter uma outra aula sua. Me lembro que toda a turma esperava pela sua aula na quarta à noite ( só íamos para ver ela). Não se desanime, pois o senhor transformou uma matéria subestimada em uma das coisas mais relevantes e incríveis que eu já vi. Hoje faço Direito, e leio muitos livros diariamente, mas ontem estava ouvindo suas histórias e tramas e passei a me interessar em lê-las. Obrigado professor !! Não se esqueça da sua paixão na literatura, incedeie e contamine a sua sala com ela. O senhor é professor, isso é mais do que rabiscar num quadro e falar alguns fatos relevantes para o ENEM. O seu deve é inspirar os jovens a se tornar um pouco melhores do que são. Faça o seu papel !!! Não se desanime !!! O senhor é mais do que um salário e uma aposentadoria….

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo carinho. O texto acima não se trata de um depoimento pessoal. Na verdade, até tenho tido bastante sorte esse aspecto.
      O texto remete mais a uma questão coletiva que uma queixa apenas pessoal

      Excluir
  2. Acredito na necessidade de ter um auxiliar em cada sala! Não iria ser o remédio de todas as dores, mais um alívio para ajudar na correção das atividades que é difícil em milésimo de tempo para corrigir, ajudar na fiscalização da prova, ajudar e participar a escolher um livro bom, porque geralmente que escolhe o livro didático é da área, ajudar o professor a não ter síndromes. Acredito que um auxiliar em cada turma do fundamental e médio iria ajudar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamos de mudanças profundas na educação. Sinceramente, não tenho visto projeto efetivo sobre esses aspectos educacionais. Veio apenas maquiagens...

      Excluir
  3. Uma triste realidade se apresenta na atualidade: a profissão docente está se tornando uma profissão de risco. Cada vez mais, professores são agredidos em sala de aula, seja verbalmente, seja fisicamente. Falo como vítima dessa violência e percebo falhas tanto no ambiente familiar quanto na coordenação escolar, que muitas vezes não conseguem atuar de forma eficaz na prevenção e no enfrentamento dessas situações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, meu amigo, infelizmente a docência tem se tornado um risco.

      Excluir

MUITOS PARÊNTESES

 Novos artigos de segunda #89 Imagem elaborada com auxílio de Inteligência Artificial  MUITOS PARÊNTESES José Neres  Os professores recebem ...