sábado, 11 de novembro de 2023

Nossa Semana

 Está foi uma semana cheia de bons momentos. Além das aulas ministradas, que já fazem parte de nosso dia a dia, estive presente em alguns eventos.

Na terça-feira, dia O7, estive no UniCeuma falando sobre a relação do consumismo com a poesia maranhense contemporânea, com ênfase a ODS 12. Foi um evento agradável e descontraído, com a presença de amigos como Gutemberg, Evandro Figueiredo e Ricardo Miranda.

À noite, foi a vez de estar na sala de eventos a Academia Maranhense de Letras onde, ao lado dos acadêmicos Aureliano Neto, Ana Luiza Almeida Ferro e Lourival Serejo, falamos sobre a vida e a obra de Gonçalves Dias. Na mesma ocasião, diversas personalidades foram contempladas com a Medalha Gonçalves Dias.

Na quinta-feira, dia 09, participamos da VI FLIM (Festa Literária de Itapecuru-Mirim), evento bastante concorrido e que este ano homenageou o poeta Gonçalves Dias, pelas comemorações de seu bicentenário de nascimento, e o escritor Mauro Rego, pelo conjunto de sua obra.

Chegamos cedo e tivemos a oportunidade de passear pelo local, conversar com as pessoas envolvidas no evento e sentir o festivo clima literário. À tarde, no auditório da Prefeitura, a professora e atriz Linda Barros encenou o monólogo O Pedido, centrado na figura de Ana Amélia Ferreira do Vale, a musa inspiradora de Gonçalves Dias. A seguir, juntamente com o historiador Euges Lima, com o professor e advogado Theotônio Fonseca e com a mediação da professora Assencão Pessoa, fizemos parte de uma mesa-redonda sobre a Adesão do Maranhão à Independência e seus reflexos na Literatura. Aprendi bastante com as falas de meus companheiros de bancada!

Finalmente, no início de noite, já estávamos novamente em São Luís, para prestigiar o escritor Alexandre Maia Lago em sua posse na Cadeira 27 da Academia Maranhense de Letras. Momento de muita emoção. 

Foi uma semana cansativa? Sim. Mas foi também gratificante.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

25 - FERREIRA GULLAR

 Fim de ano e também fim de projeto. Ao longo de vários meses, homenageamos duas dezenas e meia de escritores maranhenses.  Tudo começou qua...