Artigo de Segunda #14
PROMESSAS QUE NÃO CUMPRIREI
José Neres
Nas passagens ano, as pessoas costumam, física ou mentalmente, fazer uma lista de planos que desejam cumprir no ano seguinte. Essa lista aparece logo depois da constatação de que o rol de projetos do ano que se finda ficou apenas na promessa mesmo. Então, diante de uma ligeira crise de arrependimento, a pessoa decide fazer uma nova lista e prometer: “Desta vez vai dar certo!”
Não sou muito fã de listas, mas como às vezes tento parecer normal, decidi enumerar alguns objetivos que não cumprirei. Podem me cobrar no final de 2025. Se alguém até lá se lembrar do que digo hoje.
Vamos à lista:
1 - Irei parar de gastar dinheiro com livros - Está quase provado que leitura não leva a nada. Basta observar as referências que temos como exemplo de sucesso. Alguns não conseguem ler nem mesmo os contratos que assinam. Contentam-se em olhar as cifras e confiar em seus agentes. Quem ganha fortunas sem ler uma linha não precisar cultivar o hábito da leitura!
2 - Não irei a lançamento de livros de colegas e conhecidos. Nem adianta convidar. Não irei. Afinal de contas, nos eventos que organizo ou dos quais participo, quase não vejo esses rostos tão queridos e tão desaparecidos.
3 - Vou voltar a assistir às novelas da TV. Trata-se de uma diversão tão edificante que nem sei como consegui sobreviver longe das telas. Parece que a última novela a que assisti integralmente foi Vale Tudo, em sua versão original, acho que está na hora de voltar…
4 - Não irei me incomodar quando os alunos estiverem com fones de ouvido em pleno horário de aula. São jovens! É preciso ter paciência e perceber que nem todos precisarão de minhas aulas sobre língua portuguesa e literatura. Há coisas mais importantes que uma aula!
5 - Irei faltar bastante nos locais onde eu trabalho. Parece que quando falto as pessoas ficam mais felizes. E, dessa forma, conseguirei evitar perguntas como: “O senhor não fica doente?”, “Por que o senhor vai hoje? Etc.
6 - Deixarei de divulgar e de estudar a literatura maranhense. Parece que algumas pessoas têm urticária quando faço alguma postagem ou comentário sobre esse assunto. Entrarei para o ramo da política e da fofoca. Então tenho certeza de que este blog será um dos mais visitados do nosso Maranhão.
7 - Ouvirei apenas músicas da atualidade. Belas letras! Magníficas interpretações! Nada de ouvir músicas do passado. E darei especial atenção àquelas que tocam nos programas televisivos dos domingos. Tanta gente talentosa!
8 - Não perderei uma festa, um show de carnaval, São João etc. Afinal de contas, os mandatários do Estado e do Município têm excelente gosto musical e investem maciçamente na cultura local. Também não esquecerei de tirar muitas fotos nas ruas enfeitadas com bandeirinhas. Acho aquilo lindo e de muito bom gosto!
9 - Irei começar minha campanha para algum cargo - deputado, senador ou, quem sabe, governador - pois sempre demonstrei grande habilidade para negociações e adoro permuta de favores. E as campanhas eleitorais de 2026 já estão a pleno vapor! Vote em mim!!!... Imploro!
10 - Não irei mais perturbar meus colegas e amigos com textos que escrevo e posto neste blog. Links, nunca mais! Poucas pessoas lêem mesmo!
11- Deixarei de ser irônico. Nem todo mundo tem paciência e inteligência para entender ironias… só você que está lendo este texto!
Feliz 2025!
Muito lindo e tudo verdade, atualmente tanto adultos quanto jovens pararam no tempo em relação à leitura. Não passam do glossário é triste mas é verdade, eu, não cumprirei o gesto de assistir novelas e não cumprirei deixar de ler textos e livros. Quero ser convidada para lançamentos ou palestras do José Neres em 2025...não cumprirei deixar de estudar, e tantas outras que me fazem regredir espero não cumprir.
ResponderExcluirBela reflexão. Parabéns!
Obrigado! Feliz 2025!
ExcluirMeu amigo, vc está eleito!!!
ResponderExcluirSomos bem diferentes mesmo (ou não), por isso vamos tirar muitas fotos, sem óculos!!!
Ass: Jonilson Bogéa
Com meu dom para a política partidária, se eu um dia for eleito, o caos estará instalado. Feliz 2025!
ExcluirCom certeza será eleito. Que bom que continuarei lendo seus textos!
ResponderExcluirFeliz 2025!!
Joseane Souza
Espero que você, Prof. NERES, continue incentivado a leitura nos presenteando com seus trabalhos literários, sempre de muito bom gosto.
ResponderExcluirAcima Hilmar Hortegal
ResponderExcluirkkkkkkk... Sorri bastante durante o texto.
ResponderExcluirNão entendi a promessa de número 11. Hahahaha
ResponderExcluirÓtimo texto!
Feliz 2025!